terça-feira, abril 17, 2007

O Gol no rádio !!

Bom, você que mora em qualquer capital, e gosta de futebol, deve entender o que vou tentar explicar agora.


Rio de Janeiro / RJ: Flamengo x Vasco x Botafogo x Fluminense
São Paulo / SP: São Paulo x Palmeiras x Corinthians x Santos[vale?]
Belo Horizonte / MG: Atlético MG x Cruzeiro
Curitiba / PR: Atlético PR x Coritiba x Paraná Clube
Porto Alegre / RS: Grêmio x Internacional


e em Florianópolis / SC...

Avaí x Figueirense.


Que rádio você escuta quando estes times se enfrentam em clássicos locais ? O locutor desta rádio comemora os gols de ambos os times com a mesma imparcialidade ? Até que ponto a paixão clubistica de um narrador pode interferir no seu desempenho neutro na hora de gritar gol do clube adversário do seu coração, durante seu trabalho ??


Estas questões tem sito discutidas por colegas meus, e vejo pouco progresso no assunto, por isso resolvi extrapolar os limites das conversas privados e tornar isto público, quero a sua opinião, o que você acha ?


Para quem não entendeu, eu fiz um vídeo, com o lance do gol e a narração do radialista envolvido na parada, que segundo comentários maio maldosos, deu uma brochada ao vivo.




Entendeu o questionamento ?? Ouvi dizer que esta narração parecia com a do Galvão Bueno narrando o gol da Argentina sobre a Seleção Brasileira de 1990, na Itália. Aquele gol , que o Maradona levou a bola cercado por 5 ou 6 e o Cannigia entrou livre pelo meio para marcar e eliminar a Seleção Canarinho da Copa. Exagero ? Eu não sei, mas acredito que a diferença entre um narrador imparcial e profissional está nestes pequenos detalhes. Narrar um jogo para um público só, é uma situação que Galvão Bueno vivia naquele dia.


Como o narrador da sua cidade apresenta esses gols ?


Em Florianópolis, por mais que queiram dizer que a Imprensa é Alvinegra, a grande verdade é que todos são assumidamente avaianos, mas isto não deveria impedir que o profissionalismo existisse, ou estou falando besteira demais ?



Caso você tenha chego até aqui por um link direto, veja também o post: Sutileza de Mamute, que contém outro vídeo, desta vez, comparativo.

Sem comentários: